Participação de pais, alunos, servidores, professores e gestores em propostas que melhorem a qualidade do ensino nas escolas públicas. Está uma entre as diversas definições que explicam a gestão democrática na educação. Na tentativa de melhorar a compreensão do público sobre o tema, a TV Sintepe, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, foi às ruas para explicar como esse modelo funciona e como ele pode resultar na melhoria da qualidade da formação dos estudantes.
A gestão democrática é encontrada em poucas escolas da rede pública de Pernambuco. A ausência dos pais na vida acadêmica dos filhos, a falta de infraestrutura e a centralização da gestão explicam o porquê o modelo encontra resistência em sua aplicação. Uma das escolas que tem maior êxito na adoção deste tipo de gestão é a Escola Estadual Presidente Humberto Castello Branco, localizada o bairro de Tejipió, no Recife. Eleito há 14 anos como gestor, o professor José Hildemarcos, ou simplesmente Marcos, como é conhecido pelos alunos, tenta atrair alunos, pais e professores para a discussão dos temas que estejam ligados ao funcionamento da unidade de ensino.
A inciativa vem dando certo, além de conseguir apoio da comunidade escolar, o modelo agrega valores á formação dos alunos, tal como a cidadania. Há alguns anos, a escola passou a integrar ações em defesa do meio ambiente, entre eles o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa. Através de passeatas e panfletagens periódicas pelas ruas do bairro, alunos e professores mostram a importância de preservação da área.
O modelo de gestão adotado na escola consegue atrair toda a comunidade para a discussão, fazendo da escola referência entre as unidades de ensino localizadas no Recife. Contudo, alguns problemas como a limitação da estrutura e a falta de investimentos no prédio limitam esse diálogo e, consequentemente, o fortalecimento do modelo.
Para compreender como tema deve ser apresentado nas escolas, o Ministério da Educação lançou em 2004 uma cartilha, onde mostra como devem ser realizadas as discussões no âmbito escolar e como os Conselhos Escolares fortalecem a melhoria da qualidade de ensino. Clique aqui para ter acesso ao documento.
Fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco
Vídeo do Sintepe: