Uma passeata dos comerciários de Salvador provoca um grande congestionamento no tráfego de veículos da cidade na manhã desta sexta-feira (9). De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), cerca de 50 pessoas saíram das imediações da Casa D’Itália por volta das 10h, em marcha até o final da avenida Sete de Setembro.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Comerciários, Jaelson Dourado, a categoria está em campanha salarial desde março, mas até então não houve nenhuma rodada de negociação. “Nos reunimos em assembléia e foi decretada o estado de greve, no mês de abril. Esta passeata é apenas o pontapé inicial, enquanto os empresários não quiserem se sentar à mesa com a categoria”, diz Jaelson.
Por conta disto, todas as lojas da avenida Sete foram fechadas às 9h, e devem permanecer assim até o final do dia. Além de reivindicam um aumento de 13%, os comerciários pedem a manutenção das causas sociais que já haviam sido aprovadas na campanha salarial anterior, além da inclusão de duas causas novas: Vale-Creche e Vale-Cultura.
Como a passeata impede o tráfego de veículos na via, a Polícia Militar teve de desviar o trânsito na região para a avenida Joana Angélica. Por conta da interrupção, o trânsito é bastante lento nas imediações da caminhada, mas flui normalmente nas demais vias da cidade.
Os comerciários pretendem se reunir ainda na tarde desta sexta-feira (9) para decidir por outras datas e locais de manifestação. Ainda de acordo com o presidente do sindicato, eles pretendem liberar o tráfego de veículos na avenida Sete nesta tarde.
Portal CTB com agências