Chapa apoiada pela CTB vence eleição nos Bancários da Bahia

Na última quinta-feira (8), o Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA) elegeu sua nova diretoria para a próxima gestão (2014-2017).

Com larga vantagem, a Chapa 1 – Avançar na Luta, apoiada pela CTB, garantiu 83% dos votos e venceu o pleito. Para a nova presidência, quem assume é o advogado e atual vice-presidente da entidade, Augusto Vasconcelos.

Em entrevista para o Portal CTB, o presidente eleito destacou o exemplo de democracia que foi demonstrado durante o processo eleitoral, que durou três dias (6,7 e 8 de maio).

“A categoria apostou em inaugurar uma nova etapa no sindicato com uma experiência e renovação caminhando lado a lado para avançar na luta em tornar o sindicato mais moderno, dinâmico e interativo”, declarou.

Augusto destacou que as gestões da CTB à frente da entidade foram vitoriosas, mas os trabalhadores querem mais.

“A ampla votação a favor da chapa nos coloca o desejo e vigor de construir um sindicalismo mais contemporâneo para enfrentar a ganância do sistema financeiro”, frisou.

No total, 6.465 bancários participaram do processo e exerceram o direito de decidirem pelo melhor para o SBBA. Foram 43 votos em branco e 70 nulos. Em relação aos votos do interior e da região metropolitana, os percentuais atingiram 70% a 30% na capital e 87% a 13% no interior.

Por banco, os números evidenciaram a conquista da nova diretoria. No Bradesco, ficou 89% para Chapa 1 e 11% para a Chapa 2, BNB foi 59% a 41%, na Caixa o percentual foi de 69% a 31% e no Banco do Brasil 58% a 42%. Nos bancos Itaú, Santander e HSBC, a diferença foi esmagadora. Em todos, a porcentagem foi de 99% a 1%. Fizeram valer a vontade também os bancários das empresas pequenas (88% a 12%) e os aposentados (96% a 4%).

Com informações do Sindicato dos Bancários da Bahia