O secretário geral da CTB-PB e presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campina Grande e Região, José do Nascimento Coelho, durante Sessão Especial realizada na Câmara Municipal, na terça-feira (28) cobrou dos vereadores campinenses o apoio para a regulamentação do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (Cerest-CG), tendo em vista o órgão existir há 10 anos e ainda não fazer parte legalmente da estrutura administrativa do município.
Para o sindicalista a unidade de saúde do trabalhador é um órgão da mais alta importância, que vem prestando relevantes serviços em prol da melhoria das condições dos ambientes e processos de trabalho, melhorando a vida dos trabalhadores. Mas os profissionais que desenvolvem atividade de fiscal são impedidos, muitas vezes, de realizar inspeções em empresas ou outros ambientes, justamente porque o órgão não é regulamentando.
Coelho lembrou que o Sindicato dos Comerciários teve participação na implantação do Cerest-CG, e por isso está preocupado com a não regulamentação do órgão perante o município, prejudicando as atividades de inspeções dos profissionais de vigilância, que não podem aplicar a legislação. “Na Semana da Saúde do Trabalhador lamentamos esta situação”, afirmou o dirigente, apelando aos vereadores uma posição urgente.
Durante a Sessão Especial na Câmara de Vereadores, o presidente do Sindicato dos Comerciários fez um desabafo, chamando a atenção dos parlamentares para a situação dos trabalhadores de todos os segmentos, que cada vez mais adoecem, muitos deles em função de trabalho precarizado e outras situações igualmente graves.
Fonte: Sindicato dos Comerciários CG com Codecom