A CTB estará em Havana, Cuba para participar do VI Encontro Sindical Nossa América (ESNA) nos dias 03 e 04 de maio. A delegação cetebista é composta por 10 dirigentes de diversos estados, entre eles, Adilson Araújo, presidente da CTB.
“Esse encontro deve se constituir num grande espaço político para que a classe trabalhadora e seus aliados de Nossa América reafirmem sua estratégia anti-imperialista, antineoliberal e socialista, disputando a integração latino-americana e caribenha de uma forma soberana, complementária e valorizando o trabalho”, destaca Divanilton Pereira, secretário de Relações Internacionais da CTB.
A escolha de Cuba para a VI edição do Encontro se constitui um reconhecimento e uma expressão de solidariedade com o povo e a Revolução Cubana. O evento se realizará no contexto da celebração do Dia Internacional dos Trabalhadores, e também no ano em que se comemoram o aniversário de 75 anos da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) e a realização das sessões finais de seus 20º Congresso.
Esse evento será uma nova oportunidade para que o movimento social e sindical de Nossa América realize uma análise e reflexão sobre a situação sociopolítica que vive o mundo, avalie e proponha alternativas para enfrentar os impactos que origina a crise que vive o sistema capitalista atual e defina os desafios que devem assumir as organizações sindicais que promovem um sindicalismo sociopolítico de novo perfil.
Confira a convocatória e programação do ESNA abaixo:
Sábado – dia 03 de Maio
09h – Ato de abertura – Secretário Geral da CTC e coordenador-geral do ESNA
10h a 1h30 – Oficinas de trabalho
11h30 – Recesso
11h45 – Mesas
A crise atual do sistema capitalista e os desafios para o movimento sindical no continente.
A agenda sociopolítica do movimento sindical. Integração dos povos, luta anti-neoliberal e anti-imperialista
O fortalecimento das organizações sindicais para o desenvolvimento da sua agenda sociopolítica.
O programa de formação, pesquisa e assistência técnica do ESNA
13h30 – Almoço
14h45 Continuidade do trabalho das Mesas
16h – Recesso
Domingo – 4 de maio
9h – Plenária – Debate e aprovação da Declaração Final, Plano de Ação e Resoluções.
12h30 – Recesso
13h – Continuação Sessão Plenária
15h – Ato de Encerramento
15h30 – Almoço
Atividade cultural