Mais uma vez o presidente da Fecosul (Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do RS) e da CTB-RS (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Guiomar Vidor, entregou à presidenta Dilma Rousseff um documento reforçando as reivindicações dos trabalhadores.
Segundo Vidor, o documento reafirma a necessidade das mudanças, iniciadas em 2002, com a eleição do presidente Lula, e que este projeto precisa ser aprofundado, com o desenvolvimento duradouro do País e com a valorização do trabalho. “Para isso precisamos garantir as conquistas e avançar nos direitos dos trabalhadores”, afirma Vidor.
O documento destaca a necessidade do fim imediato do Fator Previdenciário; a valorização e o reajuste digno das aposentadorias; as Convenções 158 e 151 da OIT; a Jornada de 40 horas semanais sem redução de salário; o sepultamento do PL 4330, que amplia a terceirização e retira direitos; e a renovação da política de valorização do Salário Mínimo Nacional, que tantos benefícios tem trazido aos trabalhadores e ao desenvolvimento do país.
O entrega do documento à presidente Dilma aconteceu em Caxias do Sul, onde a presidenta esteve nesta quinta-feira (20/02) por ocasião da abertura da Festa Nacional da Uva e entrega de máquinas do PAC2 Mobilidade Urbana e Desenvolvimento no Campo, para 118 municípios do Estado.
Leia documento na íntegra:
Excelentíssima Presidenta da República
Senhora Dilma Rousseff
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, CTB-RS, vêm, mais uma vez, reivindicar a atenção especial de Vossa Excelência à Classe Trabalhadora.
Em diversas oportunidades, desde a sua posse como Presidenta da Nação, a CTB, juntamente com as demais Centrais Sindicais e com os Movimentos Sociais, participa da organização de intensas mobilizações a fim de chamar a atenção da sociedade e de seu governo para a pauta dos trabalhadores e trabalhadoras, os quais terão uma nova jornada de lutas no próximo período, tendo em vista a busca de avanço nas reivindicações pleiteadas.
Ao mesmo tempo em que reafirmamos a nossa convicção da necessidade de darmos continuidade ao projeto de mudanças, iniciado em 2002, com a eleição do Presidente Lula e renovado com a vossa eleição em 2010, temos a certeza que este projeto precisa ser aprofundado, na busca de um projeto de desenvolvimento mais acentuado e duradouro.
Por outro lado, gostaríamos de destacar questões que precisam ser atendidas por vosso governo, no sentido de buscarmos a valorização do trabalho.
Neste contexto, destacamos, dentre nossas reivindicações, o Fim imediato do Fator Previdenciário, a valorização e o reajuste digno das aposentadorias, a Convenção 158 e 151 da OIT e a Jornada de 40 horas semanais sem redução de salário, o sepultamento do PL 4330, que amplia a terceirização e retira direitos, a renovação da política de valorização do Salário Mínimo Nacional, que tantos benefícios tem trazido aos trabalhadores e ao desenvolvimento do país.
A CTB-RS reafirma seu apoio à votação imediata do PL 238, que muda o critério de indexação dos contratos de refinanciamento das dívidas dos estados e municípios com a união, a fim de melhorar as condições de investimentos nas áreas de maior necessidade social.
A Classe Trabalhadora quer avançar ainda mais nas mudanças e participar efetivamente da elaboração e execução de um verdadeiro projeto de desenvolvimento nacional, com menos juros, menos superávit primário, controle do câmbio e que tenha como eixo central a valorização do trabalho, a democracia e a soberania nacional.
Porto Alegre, 20 de fevereiro de 2014.
Guiomar Vidor
Presidente da CTB/RS – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil