No próximo sábado (22), às 9h, o Sindicato dos Professores de Pernambuco – (Sinpro-PE), lança a campanha salarial 2014 rede privada de ensino. O encontro acontecerá no auditório do Sinpro Pernambuco, localizado na Rua Almeida Cunha, nº 65, Boa Vista Recife-PE.
Os principais pontos a serem debatidos será a autorização de instauração do dissídio coletivo de trabalho, aprovação de contribuição para custos da campanha e aprovação da pauta de reivindicação que será entregue ao Sindicato Patronal – Sinepe.
Nos últimos três anos, os professores entraram em greve geral. Em 2013, o movimento grevista durou sete dias. Cerca de 80% das escolas privadas de Pernambuco tiveram suas atividades paralisadas.
Entre as conquistas, a categoria garantiu uma grande vitória na cláusula que trata do adicional de pesquisa e correção de provas. Nesta, uma grande injustiça foi corrigida. Os donos de escolas passaram a reconhecer como legítimo o pagamento do trabalho extraclasse. Esse adicional obrigatório será de 8,5% mensalmente sobre os salários dos docentes, inclusive sobre o 13°.
A busca pela equiparação dos pisos salariais dos professores da educação básica (Educação Infantil ao Nível Médio) ainda tem sido uma luta constante para a diretoria do Sinpro Pernambuco. Os educadores receberam para o nível 1- R$ 6,72 e para o nível 2- R$ 7,67. Já o reajuste salarial geral dos professores foi de 8,22% .
Na campanha salarial 2013, a vitória dos professores foi política, mas com ganhos econômicos estruturais. Dessa vez, os docentes mostraram para sociedade, que as reivindicações da categoria, vão além o reajuste salarial. Os professores tomaram como mote da campanha salarial a valorização profissional com qualidade de vida e denunciaram a população que a categoria tem a vida privada invadida pelo excesso de trabalhos extraclasses.
O Sinpro Pernambuco lembra aos docentes que participação da categoria nas assembleias é muito importante para a garantia de direitos. “Na campanha salarial 2014, devemos ter como base a dignidade da categoria .Vamos em busca de mais qualidade de vida e valorização profissional”, afirmou Jackson Bezerra.