A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil Rio de Janeiro (CTB-RJ), entre os dias 13 e 14 de janeiro realizou seu curso de formação, módulo I. A atividade, organizada em conjunto com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) recebeu mais de 70 participantes, de diversos sindicatos do Rio de Janeiro, divididos em duas turmas nomeadas Elza Monnerat e Miguel Arraes em homenagem aos dois lutadores revolucionários do povo brasileiro.
O curso contou com aulas sobre a História do Movimento Sindical Brasileiro, Concepções Sindicais, Análise de Conjuntura e Transformações no mundo do trabalho. Os sindicalistas presentes tiveram uma participação ativa, debatendo com afinco os temas abordados pelo curso. Todos os participantes, além de apostila com textos, receberam um exemplar do livro “O Príncipe da Privataria” do jornalista Palmério Dória.
A CTB-RJ prevê realizar ao longo desse ano 4 cursos de formação, além do planejamento estratégico da direção que irá acontecer no próximo ano. O próximo curso (módulo II) será em Abril, também em parceria com o CES. A meta traçada pela central foi elogiada pelo professor Renato Bastos, do CES.
“A meta da CTB-RJ para esse ano é uma meta ousada na área de formação. Realizar 4 processos formativos ao longo do ano é algo importante e desafoga a CTB de uma demanda reprimida. Prova dessa demanda é que esse curso, previsto como uma turma só, foi feito em duas turmas dado o volume de interessados. A CTB está de parabéns de colocar e pode contar com o CES para fazer esse trabalho de formação, dando continuidade ao processo formativo”, disse Renato Bastos.
O Secretário de Formação da CTB-RJ, Marcelo Ribeiro, também faz uma análise positiva do curso, sua primeira atividade à frente da secretaria que na opinião dele foi de grande valia para os sindicalistas presentes:
– Essa foi a minha primeira grande atividade à frente da secretaria como Secretário de Formação e, na condição de secretario, me agradou muito a forma e a qualidade com que os temas foram abordados e compreendidos pelos sindicalistas. breve estaremos informando sobre o módulo II como complemento do curso executado nesses dias 14 e 15, e outros processos de formação acontecerão ao longo desse ano e da gestão. – afirmou Ribeiro.
Professora do CES que ministrou as aulas como a de Concepções Sindicais e Transformações no Mundo do Trabalho, Márcia Silva, também tem uma avaliação positiva do curso, valorizando a parceria entre a CTB e o CES. “A concretização do convênio do CES com a CTB, aqui no Rio de Janeiro se mostrou muito bem sucedida e a central estadual, na pessoa do Presidente Ronaldo Leite está de parabéns pelo empenho e organização do curso. Os participantes estão interagiram muito e foi possível perceber que havia uma grande demanda reprimida. Contudo já temos um curso marcado para Abril e acredito que esta direção levará a frente o projeto de formação da CTB que coloca a educação sindical enquanto uma das dimensões fundamentais para o desenvolvimento de seus sindicalistas”, disse a professora Márcia.
O curso teve grande participação de mulheres sindicalistas e de acordo com a secretária de Mulheres da CTB-RJ, Katia Branco, é importante incentivar cada vez mais a participação de mulheres nos espaços de formação. “As Mulheres da CTB/RJ estiveram presentes e atuantes, com uma boa participação no Curso de Formação, mas precisamos sempre buscar melhorar mais. Temos que incentivar uma maior participação das mulheres no próximo curso que se realizará em Abril, esse é o nosso desafio”, disse Kátia.
O curso se encerrou no fim da tarde do dia 15, sendo avaliado de forma positiva por participantes, dirigentes e professores. Segundo Ronaldo Leite, Presidente da CTB-RJ, os sindicalistas da CTB estão ávidos por formação e a central irá suprir essa demanda:
O curso teve uma participação representativa dos mais variados sindicatos filiados e núcleos, o que, para os dirigentes, demonstrou que os sindicalistas da CTB estão ávidos por formação e a participação dos dirigentes nesse curso representa isso.
A CTB-RJ garante que vai busca investir na formação para que possamos de fato disputar a hegemonia do movimento sindical do Rio de Janeiro.
O próximo curso, que apresentará está marcado para o mês de Abril, com data a confirmar.
Por José Roberto Medeiros – CTB-RJ