Depois de 13 anos de fundação e uma direção eleita sob a bandeira da CTB, o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região (Sintsama-RJ) realiza seu 1º Congresso para debater a situação atual da Política Nacional para o setor de saneamento e meio ambiente, eleger as principais bandeiras de luta da categoria e aprovar um novo estatuto para a entidade que seja um instrumento eficaz na luta dos trabalhadores contra o desmonte do setor de saneamento no Estado.
O Congresso será realizado entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. Maiores informações podem ser obtidos no cartaz acima.
O Sintsama-RJ é oriundo da divisão do antigo Sindicato dos Urbanitários em 2000, que se constituiu em dois ramos de atividade, um para o setor elétrico (o Sintergia) e outro para o saneamento, o Sintsama-RJ. Nestes 13 anos as direções que passaram pelo sindicato não realizaram nenhum congresso e nem reformaram os estatutos como era exigência da categoria, pois a nova entidade trazia consigo grande parte do texto estatutário do antigo Sindicato dos Urbanitários.
A principal prioridade da atual gestão é preparar a categoria para enfrentar a privatização da água e viabilizar um acordo coletivo de trabalho que valorize os trabalhadores no próximo ano. É fundamental para a categoria fazer valer os Planos de Cargos da Cedae e do INEA. A Cedae de forma unilateral, paralisou as negociações do PCCS durante estes últimos anos e o compromisso da atual direção é viabilizar a aplicação das diretrizes estabelecidas no plano, para todos os funcionários da Empresa. Alem destas questões, a direção do Sintsama coloca como primordial a categoria está em sintonia com a plataforma dos trabalhadores aprovada na Conclat em 2010 para dialogar com os candidatos em 2014.
Fonte: Sintsama-RJ