A plenária realizada na tarde da última quinta-feira (31) na CTB regional de Ribeirão Preto gerou uma série de debates sobre a importância da regionalização da Central para o fortalecimento dos trabalhadores em todo o território nacional.
Representantes de diversos sindicatos estiveram na reunião, que foi realizada na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis.
“Essa plenária foi um sucesso, muito rica, pela grande participação de pessoas e sindicatos e pelo nível do debate que foi estabelecido. Estamos mostrando aos trabalhadores que as regionais terão um papel importante e decisivo na CTB. É o enraizamento da Central em todo o Estado, é a busca de mais unidade e coesão interna. Em breve, teremos a sede da regional Ribeirão implantada e fortalecendo as entidades sindicais dessa região e, consequentemente, aumentando o protagonismo da nossa Central”, expressou o presidente da CTB-SP, Onofre Gonçalves.
O secretário-geral da CTB-SP, Paulo Nobre, destacou que a CTB, desde o seu nascimento, procurou estreitar e se aproximar de seus sindicatos, pois sindicalismo se constrói com as bases. “Estamos fazendo este trabalho para sentir as dificuldades, os problemas e as vitórias das regionais. Essa plenária se demonstra vitoriosa pelo público presente e pela compreensão dos participantes da importância de se pensar na organização da regional”, afirmou.
Por sua vez, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Tambaú, Cidinho Boava, avaliou positivamente o encontro. “Para nós é muito importante a realização dessa plenária e a regionalização, pois vai aproximar ainda mais a Central dos Sindicatos. Sabemos que existem Sindicatos que não estão filiados a qualquer Central, por desconhecerem o importante trabalho feito por elas. A regional vai mudar este cenário e fortalecer ainda mais a luta dos trabalhadores”.
Já o diretor de Imprensa e Comunicação da CTB-SP, Donizeti Aparecido Barbosa, falou sobre a organização dos trabalhadores. “Temos que lembrar que de 1964 até 1985 o Brasil viveu sob o julgo de uma ditadura militar, inclusive, os sindicatos do nosso país eram controlados pelo Estado. Foi a partir da década de 1990 que os sindicatos começaram a crescer e se organizar” ele disse ainda que “o trabalho que podemos fazer através da regional é de juntar os sindicalistas, direcionar o trabalho que é feito por eles, a fim de obter um crescimento orgânico na luta dos trabalhadores. O importante é que cada regional vai poder expressar, em termos sindicais, o que acontece em cada uma delas, e dessa forma fortalecer a luta estadual e nacional dos trabalhadores”.
Fonte: CTB regional Ribeirão Preto