Para debater a comunicação sindical, seus instrumentos e democratização da mídia, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras Maranhão (CTB-MA) , promovem o “1º Encontro Estadual de Comunicação Sindical – da caneta ao mouse, a serviço da luta das trabalhadoras”, nos dias 8 e 9 de novembro de 2013.
O objetivo da atividade, que contará com a particpação da secretária nacional de Imprensa e Comunicação da CTB, Raimunda Gomes, é fortalecer a luta dos trabalhadores e definir o papel da comunicaçao sindical do contexto atual diante da luta dos trabalhadores e trabalhadoras contra a exploração capitalista, que não se resume aos confrontos nas ruas, nos tribunais ou nas mesas de negociação. “Ela vai, e precisa ir, além. Assume caráter político ao pretender mesmo a conquista do poder para pôr fim à exploração e implantar uma nova ordem social”, destaca o presidente da CTB-MA, Júlio Guterrez.
“Apesar de sua importância, a comunicação é, muitas vezes, relegada a um segundo ou terceiro plano. Poucos recursos financeiros e humanos são disponibilizados. Quando muito, faz-se, eventualmente, um boletim ou um panfleto, quase sempre, nos momento de acirramento dos conflitos e tratando exclusivamente de aspectos econômicos imediatos. Teme-se colocar em debate as questões políticas, culturais e de comportamento”, destaca em nota.
Através de mesas e oficinas, a atividade deve trazer na prática, a relevância do uso das ferramentas disponíveis para fortalecer essa rede de comunicação entre entidade e trabalhadores, bem como demonstrar modos de aplicação e construção.
Confira abaixo a programação:
DIA 8 – sexta-feira
8h – Abertura: As razões para o encontro
9h – Palestra 1 – O papel da comunicação na luta de classes
Raimunda Gomes (Doquinha)
10h – Intervalo para o cafezinho
10h30 – Palestra 2 – A batalha pela democratização dos meios de comunicação
Chico Gonçalves
12h às 14h – Intervalo para almoço
14h – Palestra 3 – Impactos das inovações tecnológicas e das redes sociais na comunicação sindical, popular e democrática
Laldert Castelo Branco
16h – Intervalo para o cafezinho
16h30 – Palestra 4 – Rádios comunitárias: legislação e realidade
Ed. Wilson Araújo
DIA 9 – sábado
8h às 12h
OFICINA 1
• Rádio – da AM à Rádioweb
Oficineiro: Marden Ramalho
OFICINA 2
• Texto – do panfleto ao jornal
Oficineiro: Ribamar Praseres e Vânia Rego
OFICINA 3
• Web – saites, blogues e redes sociais,
Oficineiro: Laldert Castelo Branco e Edson Igor
12h às 14h – Intervalo para almoço
GRUPOS DE TRABALHO
14h às 17h
• GT 1 – Criação da rede de comunicação do Sinproesemma
14h às 17h
• GT 2 – Comunicação integrada entre sindicatos filiados à CTB-MA
Fonte: CTB-MA