Cerca de 800 delegados participaram, na última quinta-feira (24), da abertura oficial do 11º Congresso Estadual do Sindicato dos Professores (APLB-Sindicato), que ocorre no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador (BA) até o próximo sábado (26) para qualificar o debate dos profissionais da educação para construir um projeto que atenda as necessidades da classe trabadora.
Durante a abertura do evento, o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo falou sobre a crise mundial e suas circunstâncias para os trabalhadores como a precarização e flexibilização dos direitos. “As evidências desses sintomas se acentuam na elevada taxa de desemprego principalmente na Europa. No caso do Brasil, a gente faz um balanço desde o início das conquistas a partir do governo Lula substanciado na política de valorização da renda, salário e projetos sociais. Contudo enxergamos a necessidade de uma nova arrancada para o desenvolvimento”, expressou Adilson, ele ainda destacou as bandeiras de luta da Central como a destinação de 10% do PIB para Educação, a redução da jornada de trabalho e o fim do “famigerado” Fator Previdenciário.
Por sua vez, o vice-presidente da CTB, Joílson Cardoso, destacou que a crise do capitalismo atinge diretamente a classe trabalhadora. “Isso interfere na vida social do professor, na sua autoestima. O Congresso vem num momento importante para ter esta mobilidade e colocar os desafios no futuro do país. É a educação do novo ser altivo e sobreano”, concluiu.
Segundo a dirigente da CTB e da APLB, Marilene Betros, a Central considera a educação como um dos principais elementos para desenvolvimento do país. ” É preciso erradicar o analfabetismo com a valorização dos professores, a APLB debaterá, nestes três dias, os principais elementos para seu estatuto para atender às exigências da categoria”, expressou a cetebista.
Ela destacou ainda a importância da organização da categoria “Lutamos por algo maior, por uma sociedade mais humana, mais justa e isso só será possível em uma sociedade socialista”, expressou.
Já o secretário da previdência, aposentados e pensionistas da CTB, Pascoal Carneiro, que está participando do evento, ressaltou a unidade ele espera que a categoria saia fortalecida deste congresso. O encontro segue nesta sexta com os debates e no sábado estão programadas oficinas temáticas.
No congresso, também será debatido o Plano Nacional de Educação (PNE), além das alterações estatutárias na organização.
O 11º Congresso Estadual da APLB está sendo transmitido ao vivo neste site
Portal CTB, com informações da APLB