Os responsáveis pela organização do Fórum Social Mundial Temático 2014 tiveram, na segunda-feira (19) o primeiro encontro com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Na ocasião, foi entregue o esboço inicial do planejamento do Fórum – que ocorrerá em janeiro do próximo ano, simultâneo ao Fórum Econômico de Davos. Estiveram presentes os representantes do Comitê Internacional do FSM e os presidentes das Centrais Sindicais do Estado. Além do prefeito, participou da reunião o secretário municipal de Governança Local, Cezar Busatto, designado interlocutor do município com os integrantes do Fórum.
Segundo os organizadores, o FSM Temático precisará ser ‘reinventado’ na sua próxima edição, diante de todos os fatos que têm ocorrido no país e no mundo, “senão ele não cumprirá o seu papel junto ao mundo sindical, aos ambientalistas, às feministas e a toda diversidade, enfim”.
O presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, considerou extremamente positivo a Prefeitura de Porto Alegre ter se colocado à disposição para dar o aporte necessário à realização do FSM Temático e advertiu sobre a necessidade dos debates serem mais aprofundados ainda no próximo ano.
“O mundo vive atualmente um momento conturbado, pois até as forças que não são organizadas estão se movimentando, com manifestações e lutas por mudanças. Nesse aspecto, para o FSM Temático nós temos forças organizadas para estabelecer caminhos concretos a fim de desaguar todas as mobilizações que estão acontecendo. É importante que haja unidade de pensamentos para que o FSM Temático não tenha retrocesso. Podemos até termos algumas divergências, mas há um objetivo maior e ele deve ser preponderante”, analisou Guiomar Vidor.
Ao receber a projeção dos custos para a organização do FSM Temático, o prefeito José Fortunati se comprometeu a atender aos pedidos “apesar de todos os municípios estarem vivendo atualmente uma crise fiscal muito forte, tanto que teremos que efetuar cortes no orçamento com a cautela necessária, sem prejudicar eventos da importância do Fórum Social Mundial Temático, de quem somos parceiros, temos uma grande identidade e achamos fundamental que os debates aconteçam. Da nossa parte, tenham certeza de que faremos a melhor organização possível”, assegurou o prefeito de Porto Alegre.
Fonte: CTB-RS