Trabalhadores do Maranhão foram às ruas cobrar mudanças urgentes

O Dia Nacional de Luta, Greves e Mobilizações foi marcado, em São Luís (MA), por uma grande caminhada no Centro da cidade, na última sexta-feira. A manifestação teve início, às 15h, na Praça Deodoro e seguiu pela Avenida Beira Mar, contornando o Centro Histórico de São Luís. Embora tenha sido uma manifestação pacífica, no final do percurso os trabalhadores foram impedidos de chegar ao destino final da caminhada, à Praça Dom Pedro II, onde está situado o Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão.

Diante da barreira da polícia de choque, no início da avenida que dá acesso à Praça Dom Pedro II, os manifestantes decidiram encerrar a caminhada, por volta das 19h.

Ao longo da caminhada, organizados pelas Centrais Sindicais, os trabalhadores de várias categorias passaram suas mensagens, em faixas e cartazes, cobrando um Brasil e um Maranhão melhor. CTB, Força Sindical, UGT, CUT, Nova Central e Conlutas uniram forças e levaram centenas de trabalhadores às ruas de São Luís.

dia luta maranhao3

dia luta maranhao

Além da pauta nacional, os manifestantes apresentaram demandas locais como abastecimento de água e saneamento ambiental para toda população maranhense, concurso público em todas as esferas, combate à corrupção e à impunidade no Maranhão, reforma urbana já, pelo cumprimento da Lei do Piso nas redes municipais e estadual de educação, pela auditoria da dívida pública e fim do foro privilegiado.

Coraram também por 10% do PIB para a educação e  saúde, pela mudança da política econômica do governo para favorecer os trabalhadores e a juventude, contra os despejos forçados de moradores sem teto no Maranhão e contra os conflitos de terra patrocinados pelo latifúndio e o agronegócio.