Para um novo mandato de quatro anos, na organização de lutas da classe trabalhadora, tomou posse, na manhã desta terça-feira (9), a direção da CTB Maranhão, reeleita no 1° Congresso Estadual da entidade, realizado este ano.
A cerimônia de posse da diretoria, encabeçada pelo sindicalista Júlio Guterres, aconteceu na Associação Comercial do Maranhão, no Centro Histórico de São Luís, e contou com a participação de representantes de vários segmentos sociais.
O vice-presidente da Comissão Eleitoral, Luís Carlos Guterres, conduziu a solenidade de posse e aproveitou para destacar a importância do ato de renovação na entidade que representa os trabalhadores, mobilizando-os diante da conjuntura nacional política e econômica. “É um momento impar porque estamos vivenciando uma grande mobilização nacional nas ruas brasileiras”, afirma.
O presidente estadual da CTB, Júlio Guterres, que também é secretário de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), explicou que a nova direção ganhou novas lideranças, que já foram, inclusive, convocadas para a organização do 11 de Julho – Dia Nacional de Luta e Mobilização dos Trabalhadores, ato organizado pela CTB e demais centrais sindicais: CUT, Força Sindical, Nova Central Sindical, Central Sindical e Popular (CSP – Conlutas) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Luta
Para o dirigente, esta quinta-feira, 11 de julho, não será “contraponto” às manifestações que estão ocorrendo no Brasil. Será uma demonstração de que os trabalhadores sempre estão participando da luta política pela ampliação de direitos. “Vamos colorir as ruas, levando as bandeiras dos movimentos sociais, partidos políticos e centrais sindicais que sempre estão ocupando estes espaços para defender a sociedade”, afirma.
Dentre a pauta nacional que os trabalhadores pretendem levar neste dia ao Poder Público, Júlio Guterres destaca a luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, garantindo a mesma remuneração; 10% do PIB para a Educação; 10% do PIB para a Saúde; e o fim do Fator Previdenciário. Além dessas bandeiras, estados e municípios devem elaborar a sua pauta de reivindicação, considerando aspectos regionais.
A nova diretora de Finanças da CTB-MA, Hildinete Rocha, reforçou a necessidade de ampliação das mulheres na direção de sindicatos e movimentos sociais. Para Hildinete, que também é secretária da Mulher Trabalhadora do Sinproesemma, a educação e a atividade rural são áreas nas quais as mulheres detêm grande espaço, mas o mesmo não acontece nas entidades de classe. “Precisamos fazer um esforço redobrado para que a CTB continue crescendo, trazendo mais mulheres para compor a base da Central no estado”, enfatiza.
Políticas sociais
O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, também compõe a direção da CTB, ocupando o cargo de diretor de Políticas Sociais. Durante a cerimônia, Júlio Pinheiro destacou a CTB como uma entidade vigorosa e consistente na organização da luta dos trabalhadores. “Estamos assistindo, nas ruas, a capacidade de mobilização dos brasileiros, o que demonstra uma nova forma de olhar os problemas brasileiros. É preciso que o Congresso compreenda este cenário”, afirma.
Reforma agrária
A secretária-geral, Socorro Nascimento, defendeu a necessidade de mobilização pela implantação de políticas públicas voltadas à reforma agrária no Brasil, que garantam aos trabalhadores do campo o acesso à renda. Para reforçar essa luta, no Maranhão, Socorro defende a ampliação da representação da CTB no estado.
Indústria
O vice-presidente da CTB-MA, Joel Nascimento, é um dos representantes dos trabalhadores metalúrgicos na nova direção da entidade no estado. Em sua fala, Joel enfatizou o papel desses trabalhadores na elaboração de produtos importantes para a economia, mas que, por outro lado, ainda sofrem com a desvalorização da mão de obra e falta de investimentos na capacitação profissional.
Fonte: Sinproesemma