Os bancários do HSBC promoveram nesta quarta-feira (26), em Salvador, um grande protesto contra as demissões realizadas pelo banco inglês. A manifestação aconteceu na agência da avenida Sete de Setembro e contou com faixas e atuação dos diretores do Sindicato dos Bancários da Bahia. O ato acontece em todo o Brasil e também em alguns paises da América Latina.
O HSBC registrou lucro líquido de R$ 1,225 bilhão em 2012, crescimento de 9,6% comparado com 2011. Mesmo com saldo positivo na lucratividade, o banco reduz o quadro de funcionários. O reflexo nas agências é visível. Constantemente se formam filas gigantescas nas unidades e o atendimento fica comprometido, já que é impossível dar conta de tanta demanda.
Por estes motivos, os trabalhadores reivindicam o fim imediato das demissões e da rotatividade, e também condições dignas de trabalho, respeito e valorização dos bancários e clientes.
Segundo o diretor Elder Perez, funcionários e clientes são contra o desrespeito do HSBC, que coloca em risco a saúde dos empregados, sem falar no aumento da sobrecarga de trabalho. “Juntos, somos fortes e outras manifestações acontecerão até que a empresa mude de postura”, informa o diretor.
Fonte: Seeb