Democratização da Mídia, Passe Livre, pelas 40 horas semanais sem redução do salário, valorização do Salário Mínimo Regional, fim do Fator Previdenciário, Reforma Política e a taxação das grandes fortunas são algumas das principais pautas que têm levado a CTB-RS a participar, com faixas e bandeiras, das manifestações realizadas em todo o Estado.
Nesta terça-feira (24), apesar da chuva, centenas de sindicalistas percorreram as ruas centrais de Porto Alegre ao lado dos demais integrantes da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS).
O presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, considera fundamental a presença dos sindicatos a fim de reforçar e tornar mais claras as reivindicações que iniciaram na capital gaúcha com a luta pela redução do preço das passagens do transporte público. Por isso, a Central assinou a nota conjunta da CMS, que reconhece: “Nossos jovens estão percebendo a necessidade de enfrentamento com aqueles que impedem avanços nos processos de redistribuição da riqueza, do acesso à saúde, à educação, à terra, à cultura, da participação política e da democratização dos meios de comunicação”.
Segundo Guiomar Vidor, “a CTB participa desse movimento com o objetivo de apresentar propostas da classe trabalhadora no sentido dar continuidade às mudanças iniciadas com a eleição do presidente Lula em 2002. Já tivemos conquistas importantes e significativas, mas entendemos que teremos mais avanços de acordo com o grau de mobilização e de pressão popular”.
“Vemos com bons olhos as manifestações progressistas, conforme a pauta da Coordenação dos Movimentos Sociais: Reforma Política que acabe com o financiamento privado nas campanhas eleitorais, que induz esse processo de corrupção porque o capital financia as campanhas e depois cobra a conta quando exerce o seu poder de pressão sobre o Congresso Nacional para que medidas antipopulares sejam aprovadas. Hoje, o Congresso é representado, na sua grande maioria, por setores retrógrados que não querem avanços nas questões sociais como as que os trabalhadores desejam e o Brasil precisa. A participação da CTB nessas manifestações, juntamente com as outras centrais sindicais e os demais movimentos sociais, têm o objetivo de apresentar soluções concretas se tornem conquistas reais para o povo através das mudanças que queremos para o país”, concluiu o presidente da CTB-RS.
Fonte: CTB-RS