Funcionários das linhas 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco-Grajau), 11-Coral (Luz-Guaianazes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da Companhia de Transportes Metropolitanos (CPTM) decidiram em assembleia na noite desta quarta-feira (12) entrar em greve a partir de 0h desta quinta-feira (13).
Mais cedo, uma reunião de conciliação entre os trabalhadores da CPTM e representantes da empresa realizada no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) terminou sem acordo. A empresa recusou a proposta feita pelo tribunal de reajuste de 8,56%.
“Tentamos entrar em acordo, mas a CPTM não aceitou. Não tivemos outra alternativa a não ser decretar a greve”, afirma Everson Craveiro, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Transporte de Passageiros da Zona Sorocabana. De acordo com ele, todos os cerca de 5.600 funcionários das quatro linhas não devem trabalhar nesta quinta-feira.
A categoria reivindica reajuste de 6,77% (equivalente à inflação do período), 5% de aumento real, pagamento de vale alimentação de R$ 200, vale refeição composto por 24 cotas de R$ 25, e adicional de risco de vida de 30% ao pessoal que trabalha em estações.
Com agências