Neste sábado e domingo, as CTB’s São Paulo e Paraná realizam seus Congressos Estaduais que devem eleger a nova diretoria em cada estado.
Com o lema “Avançar nas mudanças com valorização do trabalho”, o evento também terá a função de debater as teses e apontar os delegados e delegadas que participarão do 3º Congresso Nacional, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto , em São Paulo.
Paraná
O auditório do Sintrafucarb (Sindicato dos trabalhadores na indústria do fumo no Estado do Paraná, nas indústrias de cacau, balas, doces, bebidas em pó e preparados solúveis para refresco do município de Curitiba) foi o lugar escolhido para a realização do 3º Congresso da CTB Paraná, neste sábado (08), que contará com a presença do secretário-geral da CTB nacional, Pascal Carneiro.
Cerca de 150 sindicalistas, das dezenas de sindicatos filiados à Central, terão a oportunidade fazer um balanço da Central no estado, atualizar a política e discutir os novos caminhos a seguir.
Para Zenir Teixeira, o Congresso representa o momento de grande relevância para a central e os trabalhadores que ela representa. “O Congresso além de adaptar a politica da central a uma nova conjuntura, apontará o rumo da consolidação da CTB nos estados, no sentido de ampliar sua influência dentro da classe trabalhadora. Queremos perseguir na luta pela hegemonia do movimento sindical brasileiro”, afirmou o sindicalista, que acredita que a trajetória da CTB representa uma vitória. “Foi uma vitória construirmos uma central do porte da CTB nesse curto período de tempo”.
O Sintrafucarb fica localizado à Rua José Alcides de lima, 2868 – Capão Raso – Curitiba, Paraná.
São Paulo
Em São Paulo, o Congresso será realizado na Estação Cultura, na cidade de Campinas e acompanhado pelos dirigentes da CTB nacional, Wagner Gomes (presidente), Gilda Almeida (secretária adjunta de Finaças).
A cerimônia de abertura acontece às 10h. No entanto, o Ato Político está programado para 12h, com a participação de parlamentares, representantes das centrais sindicais, de partidos políticos e de órgãos do governo, como a Superintendência Regional do Trabalho de SP.
O objetivo é reunir 300 sindicalistas que terão a tarefa de discutir as teses do 3º Congresso Nacional da CTB, definir a política estratégica e eleger a nova direção estadual da Central, assim como os delegados e delegadas à etapa nacional, que ocorre entre os dias 22 e 24 de agosto, no Anhembi.
“A CTB São Paulo avançou, e muito, nos últimos anos, inclusive ultrapassando a meta estipulada no 2º Congresso. No entanto, para continuarmos nessa trajetória vitoriosa é de suma importância que nossos dirigentes priorizem o Congresso, incentivando a participação do maior número possível dos trabalhadores de suas categorias”, afirmou Paulo Nobre, secretário de organização da CTB-SP.
A Estação Cultur está localizada na Praça Marechal Floriano, s/n, Centro, Campinas.
Portal CTB