Cerca de 220 delegados e delegadas de diversas categorias participaram na última sexta-feira e sábado (31 e 01) do 3º Congresso da CTB Pernambuco, realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (UPE). A atividade além de debater as teses do 3º Congresso Nacional, elegeu os delegados e delegadas que participarão da atividade.
Após a cerimônia de abertura, promovida na sexta-feira, às 15h, e coordenada pelos dirigentes da CTB-PE, Margarida Santos e Manoel dos Santos, foi realizado um debate acerca das conjunturas políticas internacional, nacional e estadual.
A situação política foi apresentada pelo secretário de Política Sindical e Resoluções Institucionais da CTB nacional, Joílson Cardoso, que destacou a necessidade do protagonismo dos trabalhadores para que se alcance um patamar avançado de desenvolvimento social e se avance rumo ao socialismo. Ossir Ferreira, assessor da deputada Federal Luciana Santos (PCdoB) também participou do debate.
Um ato político, que contou com a participação Joílson Cardoso; Valéria Silva, diretora de Formação; João Batista, secretário-geral; Jakson Bezerra (Contee-Confederação nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino); Maria Antonieta – (CNTE-Confederação dos Trabahadores em Educação), José Rodrigues (Fetape-Federação dos Trabalhadores em Agricultura), Jaqueline Natal (Dieese-Departamento Intersindical de Estatísticas e estudos Socioeconomicos), Aluisio Lessa (Secretário de Articulação Regional do Governo de PE representando o Governador), Marcelino Granja (Secretario de Ciência e Tecnologia PE), Marília Arraes (Secretária de Juventude e Qualificação Profissional da Prefeitura do Recife), encerrou o primeiro dia de congresso.
No segundo dia, além de participarem de um debate sobre o setor de educação, com os dirigentes Ana Paula (Fetape) e Helminto Bezerra (Sinpro- Sindicato dos Professores), os sindicalistas elegeram os delegados ao 3º Congresso Nacional da CTB, e a nova direção estadual, que vai comandar a CTB -PE pelos quatro anos.
Portal CTB