Cerca de 300 trabalhadores de todo o estado participam nos dias 24 e 25 (sexta e sábado), no Hotel Vila Mar, em Salvador, do 3º Congresso dos Metalúrgicos da Bahia. Com o tema “Desenvolver o Brasil é valorizar o trabalhador”, o evento vai discutir a realidade da categoria, fazer um balanço do que foi conquistado nos últimos anos e traçar novas estratégias para fortalecer o movimento sindical e garantir mais avanços.
A abertura do evento está marcada para as 14h. Na pauta de discussão estão inseridas questões como conjunturas estadual e nacional, economia, combate à precarização do trabalho, campanha salarial, saúde do trabalhador, combate ao racismo, questões de gênero, juventude etc. Profissionais das áreas de economia e política, além de entidades como a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e a FITMETAL (Federação Interestadual dos Metalúrgicos), vão enriquecer o debate. Destaque também para a participação do Dieese, que vai apresentar um estudo sobre a realidade da categoria no Estado.
O Congresso é organizado pela FETIM, Federação dos Metalúrgicos da Bahia, que completa 10 anos de fundação este ano. “A partir desses debates, nós vamos elaborar um documento com ações planejadas, a fim de garantir continuidade ao processo de lutas que historicamente temos conquistado junto com o trabalhador, independentemente de setor da metalurgia”, diz Aurino Pedreira, presidente da entidade.
Serviço:
Congresso dos Metalúrgicos da Bahia
Dias 24 e 25 de maio
Hotel Vila Mar, Amaralina, Salvador, Bahia.
Fonte: Sindmetal