Após várias manifestações dos funcionários ontra o plano de funções comissionadas e as arbitrariedades da direção do Banco do Brasil, a instituição resolveu marcar uma negociação com a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), federações e sindicatos para o próximo dia 9 de abril, em Brasília. O agendamento ocorreu na terça-feira (26) durante a segunda reunião da Mesa Temática de Ascensão Profissional e Comissionamento.
O movimento foi impulsionado pelo Comando Nacional dos Bancários, que definiu no dia 22 de fevereiro um calendário de luta para denunciar os problemas que vêm sendo causados pelo BB aos seus funcionários. Mas, apesar do agendamento da negociação, as entidades sindicais devem manter até lá o processo de mobilização.
A unidade nacional precisa ser reforçada, continuando a pressão contra o BB para que haja mudanças no plano de funções. “Temos que manter a mobilização, porque, se não, essa política de precarização do trabalho vai ficar cada vez mais assegurada por normas e planos de funções macabras”, opina o presidente do Sindicato dos Bancários, José Souza.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Itabuna