O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor, considera exorbitante o aumento do valor da passagem de ônibus decretada pela prefeitura de Porto Alegre.
O dirigente utiliza como argumento o estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que comparou a inflação do INPC da capital gaúcha com o percentual de reajuste das passagens entre 1994 e 2012. Intitulado “A Manutenção do Desincentivo ao Transporte Coletivo em Porto Alegre”, o Dieese informa que, enquanto a alta dos preços foi de 281,31% nesse período, o preço do transporte coletivo subiu 670,27%.
Além de apoiar as manifestações de protesto contra o último reajuste – agora Porto Alegre é a segunda capital com a passagem de ônibus mais cara do país – o presidente da CTB-RS critica a administração municipal.
“Enquanto a presidenta Dilma Roussef reduz o valor da taxa de energia elétrica e diminui os impostos dos produtos da cesta básica, a fim de contribuir para melhorar as condições de vida dos trabalhadores e estudantes, a prefeitura de Porto Alegre está na contramão do esforço para melhorar a vida dos cidadãos da nossa capital”, critica Guiomar Vidor.
O presidente da CTB-RS convoca todos os sindicalistas para se somarem aos demais movimentos sociais nessa luta pela revisão do valor do reajuste da passagem decretada pela Prefeitura.
Fonte: CTB-RS