Nem o tempo nublado desanimou os metalúrgicos e metalúrgicas de comemorarem ao lado do sindicato os 80 anos da entidade que os representa. No último domingo, 10, muitos trabalhadores e trabalhadoras, juntamente com seus familiares, prestigiaram uma grande festa na sede campestre em comemoração ao aniversário do sindicato.
A festa contou com diversos shows musicais, entre eles Os Federais e César Oliveira e Rogério Melo, e palestra em homenagem ao Dia da Mulher. Além disso, ocorreram sorteios, da Confederativa, com um carro 0Km e mais 12 prêmios especiais, e, um carro só para os sócios. Os sortudos que levaram um carro para casa foram Cátia Cilene Rodrigues Alves, trabalhadora da Invensys, pela Confederativa, e, na campanha de sócio o ganhador foi Rodrigo Sá Brasil, da San Marino.
Também no domingo, teve a disputa do Troféu 80 anos, torneio de futebol 7 dos campeões nas edições dos Jogos Metalúrgicos, a equipe Ser Real consagrou-se a campeã dos campeões.
O presidente licenciado, deputado federal Assis, ressaltou que o sindicato é feito por pessoas e que a entidade se fortalece pela participação dos trabalhadores. “Sem organização, unidade e luta não temos vitórias e nem conquistas. Chegamos há 80 anos conhecendo e reconhecendo todos que fizeram e fazem o sindicato, mas com o pensamento no futuro.” Assis salientou ainda que, o sindicato vai seguir defendendo os interesses da categoria e dos trabalhadores e que esse é um momento de comemoração, mas também é momento de reflexão perante o papel e o futuro da entidade e das lutas sindicais.
O presidente em exercício, Leandro Velho, destacou o orgulho em fazer parte da direção de uma entidade importante como o sindicato e participar da história e da comemoração dos 80 anos. “Tenho muito orgulho e satisfação em fazer parte do sindicato. Eu que venho de família operária, meus pais foram metalúrgicos. São 80 anos de lutas sindicais e políticas ao lado dos trabalhadores e do povo, e essa história nos dá ainda mais responsabilidade de manter a missão do sindicato de garantir os direitos dos trabalhadores e lutar por uma sociedade mais justa, igualitária e socialista. Longa vida aos sindicato, que venham mais 80 anos. Hoje quem está de parabéns não é o sindicato, são os metalúrgicos e a sociedade de Caxias do Sul e da região.”
Durante a festa aconteceu também a inauguração de um novo prédio na sede campestre. O novo espaço vai abrigar novos vestiários e um salão de festas. “Esta é uma grande obra que é dos trabalhadores e vai ficar por muitos anos para que a categoria aproveite”, disse Velho.
Fonte: Sindmetal Caxias do Sul