O Sindicato dos Bancários e os aprovados no concurso do Banco do Estado de Sergipe (Banese) fizeram uma manifestação na última quinta-feira (28), em frente ao Centro Administrativo do Banese (CAB) do Distrito Industrial Aracaju (DIA). Foi um protesto contra a demora na convocação de mais concursados.
O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) denunciou a transferência de serviços bancários realizados pelo Banco como: pagamentos e recebimentos, depósitos, saques e até aberturas de conta e contratação de empréstimos são feitos nas unidades do Banese Card. Esta ação implementada pelos gestores do Banese, na opinião do Sindicato, fragiliza o Banco, que precisa cada vez mais de contratar os concursados.
O concurso foi conquistado na marra, em 2012, com a intermediação do Ministério Público do Trabalho. O Sindicato buscou a Justiça porque o último concurso, realizado em 2005, já havia sido renovado e perdido a validade, mas a Diretoria do Banese se negava a realizar outro. Atualmente, o banco possui 61 agências em todo o Estado e 500 pontos de atendimento entre caixas eletrônicos e postos de serviços.
Para o Sindicato dos Bancários, o banco tem um déficit de pelo menos 300 funcionários, entre aposentadorias e saídas para outras empresas. Apesar de saber dessa necessidade, oficialmente, no edital do concurso, o Banco só disponibilizou 35 vagas, sendo 25 para Técnico Bancário I, cinco para Técnico Bancário II – Suporte e outras cinco para Técnico Bancário III – Desenvolvimento.
O Banese afirma que já convocou 127 no total, 86 para técnico bancário nível I, 13 da área de suporte e outros 28 de desenvolvimento. Baseado nisso, o Banese insiste que não há necessidade de novas contratações, apesar disso ser constatado diariamente pelo Sindicato e também pelos clientes, que passam horas nas filas.
Uma comissão de aprovados continua na luta em busca de mais contratações. “Desde a homologação do concurso em abril do ano passado só 67 pessoas foram convocadas e muitas dessas desistiram da vaga porque já haviam sido aprovadas em outros concursos”, insiste um dos concursados.
“O Banese Card foi criado para gerenciar o cartão de crédito, mas, agora, seus funcionários fazem todas as atividades do bancário, quando deveriam fazer apenas contratação de cartões e pagamento de faturas conveniadas. Realizando esses serviços, eles estão diminuindo a demanda nas agências”, afirma Edson Moreira, diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários e funcionário do Banese.
Eles acabam exercendo a mesma função do bancário, sem terem os mesmos direitos, e trabalhando oito horas diárias, mas recebendo um salário de comerciário. O Banco tem vantagem nisso, porque paga menos a eles para exercerem a mesma função, caracterizando a precarização da mão-de-obra do bancário.
Fonte: SEEB