O Dia Internacional da Mulher para as bancárias de Conquista e Região será marcado por reflexão e comemorações durante o tradicional Chá Cultural, que acontece anualmente para celebrar a data. Nesta sexta-feira (8), a partir das 19h, a programação do 8 de março começa com um bate-papo que muito interessa às bancárias: “Valorização profissional e oportunidades iguais”.
O tema será apresentado pela professora da Uesb, Luciana Santos Silva, que é pesquisadora da área de Gênero e vencedora do 5º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero/CNPq-SPM.
“É interessante ressaltar que esse tema foi escolhido pelas próprias bancárias, em enquete realizada pelo Sindicato. Portanto, reforçamos o convite, pois é uma temática que está bem presente em nosso dia-a-dia”, destaca a Diretora de Gênero, Luciene Argolo.
O Dieese aponta que as bancárias ingressam na carreira com uma diferença salarial de 22,9% em relação aos homens. Esse dado comprova a desigualdade ainda existente nesse campo profissional.
Após o bate-papo, o Sindicato prestará homenagens às sindicalistas que encabeçaram a luta feminina nos últimos 51 anos da entidade. Para finalizar a noite, haverá um grande show com a cantora conquistense Marlua, que traz um repertório variado em homenagem à mulher.
Setor formado por 37,3% de mulheres
Atualmente, no Sudoeste baiano, as bancárias representam 37,3% de todos os 1.079 trabalhadores do setor bancário.
Só em Vitória da Conquista, cerca de 260 bancárias estão no dia-a-dia das 19 agências da cidade, cumprindo muitas vezes jornadas duplas e triplas, sendo trabalhadoras, mães e estudantes.