Uma extensa agenda de atividades está sendo preparada, na Bahia, para celebrar o Dia 8 de Março. Com o tema: “Mulheres Unidas pela Promoção da Igualdade em Todos os Espaços”, a Secretaria da Mulher Trabalhadora, no estado, participa da programação nos sindicatos e, no mesmo dia, à tarde, reúne as trabalhadoras na Caminhada pelo Dia Internacional da Mulher, onde o movimento social tomará as ruas do Centro de Salvador, saindo do Campo Grande às 15 horas.
“O importante é que a gente possa dar visibilidade à luta da mulher, no sentido de fortalecer sua representatividade na instância sindical e reforçar a defesa de suas bandeiras na sociedade”, explica a secretária da Mulher Trabalhadora da CTB-BA, Rosa de Souza. Para ela, é preciso orientar e organizar a parcela feminina da população na busca por mais direitos.
“Precisamos abrir o debate sobre questões essenciais, a exemplo da igualdade de oportunidades, o fim da violência doméstica e o assédio no local de trabalho. Sabemos que a opressão abala o psicológico e acarreta uma série de doenças nessas trabalhadoras”, destaca ela, lembrando que é necessário tratar com especificidade o tema do assédio moral e sexual.
Programação
Além da caminhada pelas ruas do Centro de Salvador, no dia 8 de março, a Assufba Sindicato, o Sindsaúde e Sinpojud, em parceria com a CTB-BA, promovem o debate “A Mulher e o Sindicalismo”. O evento, que ocorre no auditório da Faculdade de Economia da UFBA, às 9h, terá palestra ministrada pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA). A parlamentar é ex-dirigente da Assufba e uma das autoras do PL da Igualdade, que tramita no Congresso Nacional.
O Sindicato dos Bancários também prepara uma programação especial para o dia. Na sede da entidade, será servido um café da manhã, antes de palestra sobre a violência doméstica. Nesta data terá início ainda o Brechó das Bancárias. Parte do valor arrecadado será doado ao filho da funcionária do Bradesco Dalva Morais. Ele sofre de baixa D-Xilose, que é uma doença rara, e necessita de cuidados especiais.
Como parte das atividades da Semana da Mulher, o Sindicato dos Metalúrgicos distribui um informativo especial sobre violência, assédio moral e outras questões envolvendo as operárias do setor metal-mecânico. Já na quinta-feira (7/3), o Sindicato dos Comerciários realiza, em Salvador, a 3ª Feira da Cidadania da Mulher Comerciária, na Praça Newton Rique, em frente ao Iguatemi, das 9h às 16h. Com estandes e uma programação variada, a feira tratará dos diversos aspectos que envolvem a mulher no mercado de trabalho e na vida cotidiana.
Fonte: CTB-BA