Seagesp adia negociação com Movimentadores de Mercadoria

A terceira rodada de negociação entre Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias do Estado de São Paulo (Fetramesp) e Sindicato dos Armazéns Gerais e das Empresas de Movimentação de Mercadorias no Estado de São Paulo (Sagesp), que aconteceria nesta quinta-feira (28), foi adiada.

De acordo com Reginaldo Marcelo Borges, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Catanduva e região (Sintramcat), filiado à CTB, adequações à pauta e reuniões patronais levaram ao adiamento da reunião, que ainda não tem data para acontecer.

Na segunda rodada de negociação, dia 18 de fevereiro, os patrões não ofereceram reajuste e nem falaram em aumento real. O ponto positivo da reunião, de acordo com Borges, foi a desistência por parte do patronato em retirar a proposta de redução salarial dos operadores de transpaleteiras elétricas, que, atualmente, recebem R$ 1.109, 85 por mês.

“Na primeira reunião, foi discutida a redução do salário para R$ 860,00. A alegação para tal proposta é que os operadores de transpaleteiras têm menos responsabilidade no desempenho de sua função. Realmente, foi uma afronta, uma falta de ética, de respeito dos representantes das empresas para com os movimentadores de mercadorias dos armazéns gerais”, explica.

Somente após o final da negociação estadual é que o presidente da Sintramcat vai negociar benefícios exclusivos para os trabalhadores da região, das empresas Agrovia S/A e Armazéns Gerais Ureca.

Livia Gandolfi – Assessoria de Imprensa/Sintramcat