Ato público em Salvador busca conscientizar sobre LER/DORT

Um mal silencioso com contornos de epidemia mundial, assim estão sendo consideradas as Lesões por Esforços Repetitivos e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DOR).

No dia internacional de combate às doenças ocupacionais – 28 de fevereiro, entidades sindicais, incluindo a CTB-BA, e o Centro de Estudo, Prevenção e Apoio aos Portadores de Ler/Dort (Ceapler), no estado, promovem às 9h, um ato público na Praça da Piedade, em Salvador, conscientizando a sociedade e informando sobre a prevenção e o tratamento.

De acordo com o Ceapler, a propagação da informática, dos computadores e de outras novas tecnologias, a partir da década de 1990, afetou a saúde de diversos segmentos de trabalhadores, que passaram a ser acometidos por enfermidades como Tendinite, Tenossinovite, Epicondilite, Bursite, Síndrome do Túnel do Carpo, e outras doenças, que são causadas pelo excesso de movimentos repetitivos e provenientes da precarização das relações de trabalho.

Com passar dos anos a LER/DORT ganhou contornos de uma epidemia mundial, sendo responsável pelo afastamento de milhares de trabalhadores de seus postos de trabalho, principalmente, bancários, operadores de telemarketing, profissionais da linha de montagem, digitadores, secretárias, caixas de supermercados, entre outras categorias de trabalhadores. O quadro levou os Movimentos Sindicais de diversos países a instituírem, no ano 2000, o dia 28 de fevereiro como o “Dia Internacional de Conscientização sobre as Ler/Dort”, com o objetivo de sensibilizar os trabalhadores e  a sociedade  sobre a  necessidade da prevenção e do combate aos efeitos dessa grave doença ocupacional.

Além da atividade proposta para o dia 28, o Ceapler, que desenvolve ações de prevenção em empresas e órgãos públicos desde 2001, promove no dia 13 de março uma manhã de debates sobre o tema, com a presença de palestrantes especialistas na área médica e jurídica para discutir formas de luta para a erradicação das doenças. O evento será no Auditório do Ministério Público do Trabalho, localizado à Av. Sete de Setembro nº. 308, no Corredor da Vitória. A entrada é franca.

Fonte: CEAPLER-BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.