O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região realizou assembleias com trabalhadores da Suspensys na tarde da última sexta (22), e na manhã desta segunda-feira (25).
Os trabalhadores ficaram paralisados por cerca de duas horas. A assembleia teve o intuito de protestar contra o acidente de trabalho, ocorrido na manhã da última sexta-feira, onde um trabalhador ficou gravemente ferido.
O protesto teve o objetivo também de cobrar do Grupo Randon mudanças na segurança dos trabalhadores.
O presidente em exercício do sindicato, Leandro Velho, destaca que estão ocorrendo muitos acidentes na cidade, que algo está errado e que é preciso tomar providências.
“O mundo do trabalho evolui, as máquinas cada vez com mais tecnologia. É inaceitável que não se pense também na segurança dos trabalhadores. Os trabalhadores têm a força de trabalho, em contraponto, as empresas precisam dar condições de trabalho, priorizando a segurança.”
Velho ressaltou ainda que Caxias do Sul tem a melhor mão de obra do país, os melhores parques fabris, no entanto, é a que tem a pior segurança.
“Algumas empresas preferem pagar multa a adequarem as máquinas. A produção vem sempre em primeiro lugar. Precisamos nos indignar com essas atitudes e clamar por mudanças urgentes. Não adiantam regras se elas não são cumpridas.”
Por Fabíola Spiandorello