Fórum das Centrais na Bahia se reúne para debater Agenda da Classe Trabalhadora

Conjuntura Estadual e Nacional, um calendário de atividades locais e a Marcha para Brasília, em 06 de março, foram pauta da reunião que ocorreu na última terça-feira (19), no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, em Salvador. O encontro contou com a presença dos presidentes da CTB-BA, FS e NCST. Assuntos como o piso salarial regional – apresentado ao governo do estado desde 2011 – e a manifestação dos empresários para abrir os portos para concessão também foram debatidos no encontro.

O presidente da CTB-BA, Adilson Araújo, defendeu a unidade como forma de fortalecer a luta dos trabalhadores regionalmente. “A pauta da classe trabalhadora está estagnada, enquanto isso a pauta patronal segue de forma acelerada. Precisamos trabalhar na perspectiva de construir uma agenda estadual de acordo com as nossas especificidades. Essa agenda precisa ser comum, não podemos ficar apáticos”, disse Araújo.

A dificuldade para reunir as Centrais, em Salvador, foi levantada pela presidenta da Força Sindical, Nair Goulart. Ela afirmou que movimento sindical precisa de unidade de ação. “Os governos democraticamente eleitos se voltam contra seus cidadãos e praticam políticas de austeridade que vem desmantelando o direito dos trabalhadores. Esse é o momento de intensificarmos a nossa mobilização e buscarmos através da unidade das Centrais Sindicais a implementação da Agenda Nacional da classe trabalhadora, entregue à Presidente Dilma antes das eleições”, disse.

O presidente da CTB propôs a permanência das reuniões a cada dois meses e disse que é preciso haver repercussão do debate estadual a nível nacional, além formular a agenda no mesmo período. Já José Ramos, presidente da Nova Central, disse que “é preciso manter o convite às outras centrais para se integrarem ao fórum e que toda a classe trabalhadora, unida, precisa reivindicar”.

Após a reunião, ficou definida a seguinte agenda para os próximos encontros:

Agenda de Reuniões Unitárias do Fórum das Centrais
02 de Abril – Sede da CUT