Fórum das Centrais articula participação da Bahia na Marcha a Brasília

O Fórum das Centrais Sindicais da Bahia reunirá seus representantes nesta terça-feira (19) para articular a participação dos trabalhadores baianos na Marcha das Centrais e dos Movimentos Sociais, no próximo dia 6 de março, em Brasília.

Na reunião, que está agendada para às 16h, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, no bairro de Nazaré, em Salvador, será exposta a pauta de reivindicações a ser entregue ao governo federal, baseada na Agenda da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat).

Já confirmaram a participação representantes da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), Força Sindical, NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores) e CUT. Além dos pontos cruciais estabelecidos como bandeiras de luta (Fim do fator previdenciário; redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salários; 10% do PIB para a Educação; destinação de 10% do PIB para a Saúde; Reforma agrária; valorização das aposentadorias), os sindicalistas discutirão a conjuntura política nacional e estadual, com foco nos avanços para classe trabalhadora.

A previsão é que os trabalhadores baianos devam ir a Brasília cobrar também mais investimentos no campo, para o estado que enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos. E apesar do crescimento expressivo de atividades como o comércio, serviços e construção civil, que registraram altas de até 10%, no estado, as melhorias econômicas demoram de se refletir na vida dos trabalhadores, necessitando de medidas concretas do governo federal a exemplo de mais recursos para saúde e educação.

A mobilização deve ser estendida aos locais de trabalho, convocando a participação em massa dos trabalhadores. A CTB-BA já iniciou uma ampla divulgação da Marcha das Centrais com a edição de um jornal impresso e a realização de diversas reuniões para articular as demandas de deslocamento.

Serviço:

Reunião do Fórum das Centrais da Bahia

Dia: 19 de Fevereiro de 2013

Horário: 19 horas

Local: Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Rua Cabral, 15, Nazaré – Salvador/BA

Fonte: CTB-BA