Vigilantes retomam greve em Manaus a partir do dia 13

Trabalhadores das empresas de vigilância decidiram, na manhã desta terça-feira (5), por deflagrar uma greve por tempo indeterminado em Manaus a partir da próxima quarta-feira (13). Eles pretendem fazer uma concentração na Praça da Polícia, no Centro da capital, a partir das 6h. A expectativa é que 5 mil vigilantes participem da greve.

Na última sexta-feira (01), a categoria já havia feito uma paralisação de alerta que ocasionou o fechamento de diversas agências bancárias. Cerca de 1500 vigilantes aderiram na semana passada.

“Agora iremos paralisar todas as nossas atividades, com o objetivo não só de fazer uma paralização, mas sim de resolver o impasse“, declarou Valderli da Cunha, presidente do Sindicato dos Vigilantes do Amazonas (Sindevam), filiado à CTB.

De acordo com o sindicalista a greve afetará todos os setores do mercado, inclusive o industrial.

A decisão foi tomada por votação da maioria absoluta presente na assembleia. A expectativa é que 80 bancos fiquem sem funcionar em Manaus durante a greve.

“Vamos lutar a partir de hoje, de agora, como se não houvesse amanhã. E vamos trazer mais colegas para a greve, pois estamos lutando por uma melhoria de vida pessoal e das nossas famílias”, disse Cunha.

Segundo o presidente do Sindevam, o Sindicato Patronal, durante reunião na tarde da última sexta-feira, 1, não apresentou nenhuma proposta de negociação para a categoria dos vigilantes, no sentido de pagar os 30% do adicional de periculosidade.

“A greve será geral, toda a categoria de vigilantes do Amazonas irá paralisar os serviços“, disse Valderli. Atualmente existem cerca de 17 mil vigilantes em todo o estado, somente em Manaus existem 12 mil trabalhadores.

O salario atual de um vigilante é de R$782, como já possuem 20% de adicional de risco de vida, com a Lei 12.740/2012, que garante 30% de periculosidade, teriam o reajuste salarial de R$78,20.

“Desde já pedimos desculpas à população que será a mais afetada com a greve, pois para uma agência bancaria funcionar é necessário, conforme o plano de segurança, de pelo menos três vigilantes para fazer a segurança, sem este número mínimo, a agência é obrigada a fechar”, explicou Cunha.

Portal CTB com agências

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.