Na última quinta-feira (31), aconteceu oficialmente a filiação do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Pará à CTB Pará, quando a presidente do sindicato, Luzanira de Souza Silva, comandou importante assembleia geral da categoria. A atividade contou com a presença de Lucileide Mafra, presidente da Federação das Trabalhadoras Domésticas da Amazônia; Adilson Araujo, Presidente da CTB Bahia e representante da CTB Nacional no evento e José Marcos Araujo (Marcão), presidente da CTB Pará.
Na ocasião foram debatidas propostas para fazer avançar a organização das trabalhadoras e medidas que melhorem na qualidade de vida dessas trabalhadoras. Foi debatido a importância do Sindicato se filiar a uma central sindical para unificar com as lutas dos demais trabalhadores e foi discutida as diversas opções de centrais existentes no país. A opção das trabalhadoras no debate foi pela CTB, por decisão unanime dos presentes, de escolher uma central classista, entendendo que isto trará benefícios ao sindicato e à central.
“A CTB se sente fortalecida com o ingresso deste importante sindicato entre seus filiados. Cada sindicato tem que mostrar seu trabalho, seu diferencial e o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, por seu histórico de lutas, por sua firmeza em organizar uma categoria que após 70 anos de luta consegue ser reconhecida e que precisa continuar na luta pela superação dos preconceitos e desrespeitos.”, enfatizou Marcão Fonteles, presidente estadual da CTB Pará.
O dirigente da CTB nacional Adilson Araujo presente na Assembleia destacou a importância da filiação do sindicato a uma central. “A CTB se reforça e reforça o Sindicato e a luta das trabalhadoras domésticas. Temos a convicção de que a partir dessa filiação novas e vitoriosas lutas serão efetivadas por essa importante categoria”.
Na oportunidade Lucileide Mafra, presidente da Federação dos Trabalhadores Domésticos da Região Amazônica (Pará, Amazonas e Amapá) também comunicou a filiação da Federação na CTB e também a filiação do Sindicato das Domésticas de Parauapebas.
A presidente do Sindicato, Luzanira de Souza Silva, declarou que as diversas lutas que o Sindicato do Pará e a Federação das Trabalhadoras Domésticas da Amazônia tem feito nos quatro cantos do Pará, na defesa intransigente dos direitos e demandas das trabalhadoras e trabalhadores domésticos serão fortalecidas com essa importante decisão das trabalhadoras de se filiarem à CTB. “Nós confirmamos hoje a filiação do nosso sindicato e nossa federação na CTB, com muito orgulho, por se tratar de uma Central classista, de luta, atuante e combativa, que vem ajudar e fortalecer nossa organização e capacidade de luta”, finalizou a dirigente.
Diversas entidades sindicais e populares do estado do Pará estiveram presentes na assembleia, prestigiando a decisão das trabalhadoras domésticas. Entre eles os dirigentes do SEPUB – Servidores Públicos do Pará, Ezequiel Sarges, Mario e Érico Leal; do Sindelpa – Sindicato dos Eletricitários do Pará Adamor da Silva Nunes; do Sindiforte – Sindicato dos Trabalhadores de Carro Forte: Aquino; da Federação dos Servidores Públicos do Pará: Marcos Afonso e Mário; da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil Moacir Martins; do Sindicato dos Sociólogos: Eneida Guimarães; do Sintepp – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará Cleber Rezende; do Sindicato dos Mototaxistas de Belém Alonso; da Conam – Confederação das Associações de Moradores Maílson Lima Nazaré; da Federação das Mulheres Maura; da UBM – União Brasileira de Mulheres Socorro Leite; da UNEGRO – União dos Negros pela Igualdade Vanderlei.
A presidente da Federação das Trabalhadoras Domésticas da Amazônia Lucileide Mafra declarou que esta categoria que só recentemente obteve reconhecimento enquanto categoria profissional, após 70 anos de muita luta, mas que “ainda precisa lutar pela efetivação do fim da escravidão, que só se confirma com a assinatura da carteira de todas as trabalhadoras domésticas do país. Uma categoria composta de 122 mil trabalhadoras no Pará, sendo 49 mil apenas na região metropolitana”.
Fonte: CTB-PA