Combatividade, resistência e organização são algumas das características que acompanham o Sindicato dos Bancários da Bahia ao longo dos 80 anos de existência. No dia 4 de fevereiro de 1933, José Mutti de Carvalho fundou uma das maiores entidades sindicais do Brasil.
O único a ter um jornal de diário no país, o Sindicato, além de ser referência na imprensa sindical, realiza um trabalho exemplar em diversas frentes e tem garantido muitas vitórias, não só para os bancários, mas para a população. Um exemplo é a Lei dos 15 Minutos, sancionada em 2001.
Mas, lá atrás, no início da história, o SBBA já mostrava o poder da luta em favor da categoria. Desde 1934, a Bahia integra a greve nacional dos bancários.
Entre as conquistas acumuladas, regulamentação do IAPB (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Bancários), a lei das seis horas estendida para todos os trabalhadores e a ampliação da licença maternidade para seis meses.
Para comemorar as oito décadas de existência, a direção do sindicato prepara uma programação especial com ciclo de palestras e evento festivo. Os detalhes serão divulgados nos próximos dias.
Fonte: SBBA (fotos: Manoel Porto)