A reunião da Secretaria de Mulheres da CTB Bahia, com diretoras e representantes dos sindicatos da base da Central, na última sexta-feira (11/1), decidiu por intensificar as ações de preparação para o 8 de Março no estado. A proposta é abrir novas frentes para atuação da secretaria e reforçar as atividades voltadas à questão de gênero na capital e no interior.
“Vamos planejar com mais ousadia”, defendeu a secretária de Mulheres da CTB Bahia, Rosa de Souza. Ela explicou que a secretaria conseguiu se consolidar com base em ações concretas e que é preciso organizar um calendário mais amplo também no interior do estado, ampliando o foco para outras categorias além das trabalhadoras rurais.
“A nossa luta é no dia a dia, na labuta do trabalho, mas precisamos aproveitar esses momentos para dar visibilidade a nossa luta, enquanto mulher, e expressar os nossos anseios”, afirmou.
Ficou decidido ainda que os sindicatos serão orientados a promover ações voltadas à questão de gênero durante o todo o mês de março, quando será fortalecido também o debate sobre o papel das mulheres nos sindicatos classistas. “Precisa constar no planejamento um encontro de formação para as mulheres trabalharem o empoderamento”, refletiu a professora Marilene Betros, da executiva nacional da CTB.
Entre os agendamentos, está marcado para o de 31 de janeiro o lançamento da Revista Mulher D’Classe, uma produção da secretaria nacional da Mulher Trabalhadora da CTB. Já na segunda quinzena de fevereiro ocorrerá uma plenária para consolidar as estratégias e firmar a participação da CTB Bahia na caminhada do 8 de Março, que acontece todos os anos em Salvador. O objetivo principal da secretaria é levar às ruas a bandeira da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.
Por Wilde Barreto