CTB apoia chapa que disputa reeleição no maior sindicato do Maranhão

Professores e funcionários de escolas do Maranhão vão às urnas na próxima quinta-feira, 13, para escolher a Diretoria e o Conselho Fiscal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), entidade filiada à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Defendendo a “Unidade para avançar nas conquistas, o professor Júlio Pinheiro, atual presidente do sindicato, lidera a chapa 1, que concorre à reeleição.

A direção atual do Sinproesemma é responsável por tirar o sindicato do imobilismo. Nos últimos anos, grandes greves marcaram a luta pela valorização da educação pública de qualidade no estado. A última greve realizada na rede estadual de ensino foi feita em 2011 e durou 78 dias, na qual os educadores lutaram pelo Estatuto do Educador, reajuste salarial, com a conquista de 24% de reposição, além de outras reivindicações.

A participação dos trabalhadores no interior do estado também foi contemplada pela gestão cetebista. Só para ter uma ideia, dos 217 municípios do estado, o Sinproesemma está presente em cerca de 120 cidades maranhense, contabilizando 29 mil filiados.

Entre as principais conquistas da atual gestão do Sinproesemma, destacam-se a convocação de excedentes do último concurso público para o cargo de professor da rede estadual de ensino, o cumprimento do piso nacional do magistério e duas vitórias judiciais, que cobram os pagamentos das diferenças salariais dos governos Roseana Sarney(2000) e José Reinaldo(2004).

O presidente estadual da CTB no Maranhão e também diretor de comunicação do Sinproesemma, Júlio Guterres, aguarda um processo eleitoral tranquilo. Para o dirigente, o sentimento dos trabalhadores é pelo prosseguimento da luta. “Os trabalhadores estão conscientes das conquistas do Sinproesemma e vão mostrar nas urnas a vontade pela continuação do trabalho”, afirma.

Fonte: Sinproesemma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.