A CTB lançou uma chapa própria para a eleição do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro (Sintect-RJ). O ato ocorreu no dia 23 de novembro e reuniu quase 500 trabalhadores. A Central, que está à frente do Sindicato há três mandatos, concorre com a chapa 1, Responsabilidade, independência e conquistas.
Desde que assumiu o Sindicato, a CTB tem protagonizado vitoriosas campanhas salariais, sempre com aumento real de salário, além da histórica conquista dos 30% de adicional de periculosidade para os carteiros e a anistia de centenas de trabalhadores demitidos injustamente por greves.
Neste período o Sindicato também tem se destacado pelo firme combate ao desmonte da ECT e qualquer tentativa de privatização dela. No dia a dia, está nas paralisações por conta das péssimas condições de trabalho, como dobras, falta de material básico de serviço e os constantes assaltos. Tem denunciado ainda as perseguições contra trabalhadores nas unidades de trabalho.
Nos últimos anos, marcou sua atuação pela independência do governo e da empresa. Por isso, se desfiliou da Fentect, por entender que ela já não cumpre o papel de defender os trabalhadores.
Na última campanha salarial (2012), formou um comando de negociação conhecido como Sindicatos Unificados (RJ, SP, TO e Bauru), garantindo assim o diálogo com a empresa para avançar na campanha salarial.
Segundo o secretário-geral do Sindicato e candidato, Ronaldo Martins, “a chapa é formada por companheiros experientes na luta, com participação em diversos atos, paralisações e greves. Ao mesmo tempo, renovamos a chapa com trabalhadores que se destacam na luta sindical em suas bases. Infelizmente, forças estranhas aos trabalhadores tentam ganhar nosso sindicato, querem entrega-lo para a empresa. Nosso caminho é o da luta classista, independente e sempre em defesa da categoria”.
A eleição ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2013.