Os servidores e servidoras de Itabuna, Bahia, encaram mais um início de mês no “vermelho”. É que a Prefeitura, como faz todos os meses, não realizou o pagamento dos salários do mês de setembro de todos os servidores, configurando-se na pior administração dos últimos tempos para a categoria.
“Mesmo tendo um acordo celebrado no Ministério Público para o pagamento dos salários até o quinto dia útil de cada mês, a administração municipal quebra o acordo todo o mês, apostando na impunidade diante do silêncio dos promotores de plantão. Diante disso, os servidores não têm escolha a não ser paralisar as atividades”, garante Karla Lúcia, presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv).
O Sindserv irá realizar assembleia para deliberar sobre o assunto.
Empréstimos consignados
Merece destaque também a questão dos empréstimos. Até agora a Prefeitura não regularizou a fraude que está cometendo contra os servidores municipais em relação aos empréstimos consignados.
É que os descontos na conta dos trabalhadores estão acontecendo todo mês, porém não está sendo repassado para as empresas financeiras, o que caracteriza fraude e improbidade administrativa. “Como sempre quem arca com os prejuízos é o servidor que não tem como refinanciar as dívidas e muitos estão com restrições, e com isso, impedidos de se livrarem dos débitos”, afirma o Sindserv.
O Sindserv alerta que está de olho e cobrando da administração municipal em relação às parcelas do acordo celebrado que garante o pagamento do retroativo do reajuste nos salários dos servidores lotados no Hospital de Base referente ao período de janeiro a junho deste ano. Pelo acordo, são três parcelas que devem ser pagas a partir deste mês.
Fonte: Sindserv