Dois funcionários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) locados no Recife foram demitidos sem justificativa pela companhia, de acordo com Lenival de Oliveira, presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro – PE).
Segundo o líder da categoria, as demissões são de funcionários que passaram no concurso realizado em 2005, porém precisaram de liminar judicial para assumir os cargos, pois a CBTU não os convocou. “Há três meses, quatro representantes deste grupo (de um total de 153) estiveram em Brasília e o presidente da CBTU, Francisco Colombo, se comprometeu a não demitir ninguém. A notícia da demissão chegou de surpresa e de maneira covarde, na véspera deste feriado (7),” desbafou o presidente do Sindmetro – PE.
A categoria vai realizar nesta segunda-feira(10) uma assembleia na Estação Central do Metrô, no bairro de São José, às 18h. A reunião pode definir se a categoria entra ou não em greve em protesto ao posicionamento da CBTU.
Ainda de acordo com Lenival, outras demissões podem acontecer, muito embora estes funcionários estejam trabalhando em locais estratégicos como operações das máquinas e manutenção.
Portal CTB com agências