Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul apresenta manual para segurança do trabalho

Em 2011, foram registrados 7800 acidentes de trabalho em Caxias do Sul, sendo que 4.871 resultaram em processos dessa natureza. Estes e outros números que compõem o lado mais doloroso do mercado de trabalho foram apresentados no último dia 30 de agosto quando o Sindicato dos Metalúrgicos da região, em parceria com o SIMECS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul), apresentou o Manual Técnico NR – 12: Princípios Básicos de sua Aplicação na Segurança do Trabalho em Prensas e Similares.

O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos e contou com a presença de entidades representativas dos trabalhadores, autoridades, sindicalistas, trabalhadores, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho e advogados.
Fabíola Spiandorello

A apresentação do manual técnico esteve a cargo da Engenheira Aida Becker, Auditora Fiscal do Trabalho e Coordenadora da Comissão Tripartite que revisou e elaborou o novo texto da NR 12. Segundo ela, é importante que os trabalhadores tenham informações claras sobre os conceitos de segurança, que conheçam o funcionamento da máquina que irá operar.“É preciso pensar em segurança desde o projeto, transporte, manutenção e também no descarte das máquinas. Precisamos criar mudanças na cultura e fazer com que todos os envolvidos entendam os conceitos de segurança.” Ainda conforme Aida, o trabalhador precisa conhecer os riscos e saber como evitá-los, e também cobrar os dispositivos de segurança. “Há muitos elementos eletrônicos dentro das fábricas, que estão sujeitos a falhar. Já os dispositivos de segurança nunca podem falhar, pois deles dependem vidas”.

O presidente em exercício do sindicato, Leandro Velho, em seu pronunciamento, destacou a importância da prevenção dos acidentes e disse que é possível, com a união de trabalhadores, governo, entidades e empresários, diminuir esses índices. Além disso, salientou que é necessária uma mudança cultural da parte de empregados e patrões para evitar acidentes. “O que há de mais valor dentro de uma fábrica é a vida dos trabalhadores. Eles precisam cobrar proteção e o empresário tem que disponibilizar os meios, como os dispositivos de segurança, muitas vezes desligados para acelerar a produção. Além disso, o trabalhador precisa saber dizer não quando é solicitado em uma máquina que sabe que corre riscos. Acima da produção está a vida do trabalhador.” Velho ressaltou também a criação da 6ª Vara do Trabalho em Caxias do Sul, que contará com uma unidade específica para julgar processos relacionados a acidentes de trabalho e que deverá estimular o desenvolvimento de políticas locais de prevenção de acidentes.

O manual foi elaborado pelo Grupo de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, grupo de profissionais liberais e representantes das empresas associadas à ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) com atividades relacionadas ao processo de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região. O objetivo do manual é ajudar a prevenir e reduzir acidentes do trabalho, através da implantação das regras vigentes de segurança, treinamento e acompanhamento, no dia a dia, por empresas e empregados, visando preservar a segurança física do trabalhador e orientar as empresas quanto à adequada aplicação da NR 12.

O Manual Técnico NR 12 servirá de referência para todo o Brasil. Em 2005, o Sindicato já havia participado da elaboração do “Manual de Segurança em Prensas e Similares”.

Por: Fabíola Spiandorello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.