Os metroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-Metrorec) se reúnem em assembleia nesta segunda-feira (10), a partir das 18h, para discutir o início de uma série de demissões de servidores e uma possível paralisação da categoria. De acordo com o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Lenival Oliveira, dois concursados que entraram na empresa em 2005 foram dispensados, sem “nenhum motivo aparente”, na última quinta-feira (6). O encontro acontece na Estação Recife, no bairro de São José.
Pelo menos 153 concursados daquele ano só conseguiram tomar posse e efetivar a vaga na CBTU depois que entraram com pedido de liminar na justiça, recorrendo a vaga. Segundo o presidente, a empresa começou a “caçar” as liminares que garantiam a estabilidade dos trabalhadores que passaram no concurso de 2005 e que só foram convocados depois de medida judicial. Ele explica que um acordo foi descumprido. “Sem justificativa, a diretoria da empresa descumpriu um acordo que havia selado com o sindicato, quando em reunião no Rio de Janeiro o presidente Francisco Colombo afirmou que não haveria demissões na CBTU”, afirma.
O presidente conclui que a questão salarial não será discutida. “Não vamos discutir salário. Nossa preocupação maior é com os servidores que podem ser dispensados”.
Procurada pela reportagem do NE10, a assessoria da CBTU informa que não há previsões de novas demissões. O ógão ainda explica que a demissão ocorreu para “cumprir uma ordem judicial”.
Portal CTB com agências