Na manhã desta quinta-feira (16), o Sindicato dos Comérciários de Caxias do Sul (Sindicomerciários) esteve reunido mais uma vez com o sindicato patronal (Sindilojas), para dar continuidade às negociações do dissídio coletivo da Campanha Salarial 2012.
Na última reunião, a patronal havia oferecido 5,5% de reajuste, índice recusado pelos comerciários, que tinham apresentado uma contraproposta de 8,5%.
Desta vez, o Sindilojas propôs um aumento de 6,5% no piso da categoria. De R$ 735,00 o salário base passaria para R$ 787,00. O Sindicomerciários recusou a proposta, uma vez que, avaliando o cenário econômico, o comércio caxiense apresentou um crescimento positivo.
Nos primeiros quatro meses deste ano, o comércio na cidade registrou alta de 4,4% acima da inflação. Além disso, neste primeiro semestre, 530 novos postos de trabalho foram abertos no comércio, segundo o Ministério do Trabalho.
Para Silvio Luiz Frasson, presidente do Sindicomerciários, esses motivos dão o embasamento suficiente para o que a entidade está exigindo para os comerciários. “Nossa contraproposta para o Sindilojas foi de 8% e a diretoria pediu alguns dias para analisar. Vamos continuar lutando por este índice, pois os comerciários merecem ser mais valorizados pelos patrões”, ressalta.
A próxima negociação deve ocorrer nos próximos dias.
Fonte: Sindicomerciários