A campanha salarial dos bancários baianos começou com força total. Enquanto o Comando Nacional dos Bancários se reúne com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) para a primeira rodada de negociação, os diretores do Sindicato dos Bancários da Bahia intensificam as visitas às agências.
No total, 11 unidades bancárias do Centro de Salvador foram percorridas nesta terça-feira (07). Na próxima quarta-feira (08), as visitas acontecem no Comércio. A intenção é fortalecer o movimento e chamar a atenção da categoria e da população para a necessidade de mudanças no sistema financeiro.
A reação dos trabalhadores e dos clientes é de total apoio à luta. “Toda a sociedade está indignada com os bancos, que desrespeitam os trabalhadores, com a cobrança de metas e o assédio moral, e os correntistas, que pagam muito caro por serviços precários”, declara o presidente do Sindicato, Euclides Fagundes.
No primeiro contato, a categoria demonstrou disposição para participar de mais uma campanha. O empregado da Caixa, Danilo Roberto Silva, enfatiza a importância das mobilizações. “Para haver melhorias, temos de lutar”.
O vice-presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos, destaca a necessidade em atrair a opinião pública para o movimento. “Muitas das nossas reivindicações envolvem questões de toda a sociedade, como a redução das taxas de juros e a regulamentação do sistema financeiro. Por isso, convocamos toda a população”.
Atenta a cada explicação dada pelos dirigentes sindicais, a doméstica Maria Antônia Santos, falou sobre a necessidade em ampliar o quadro de funcionários nas agências. “São poucos bancários para muitos clientes, por isso as filas se formam”, conclui.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia