Falta de depósitos do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço), não pagamento de férias e recisões incorretas, esses são alguns dos problemas relatados pelos trabalhadores da Voges, metalúrgica localizada em caxias do Sul (RS). Eles participaram na manhã desta quarta-feira (1º), de assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos.
Os trabalhadores paralisaram as atividades por cerca de duas horas em defesa dos seus direitos. O presidente em exercício, Leandro Velho, relatou que a entidade recebe inúmeras denúncias de trabalhadores da empresa que não recebem corretamente os valores devidos.“A nossa parte nós fizemos, o trabalhador de Caxias é mão de obra de qualidade, que produz para o mundo. Quando assinamos um contrato de trabalho tanto o trabalhador quanto a empresa têm direitos e deveres a serem cumpridos”.
Velho salientou ainda que o sindicato sempre estará ao lado do trabalhador lutando pelos seus direitos. “Estamos aqui hoje cumprindo nosso papel de representar a categoria e garantir que os trabalhadores sejam respeitados e valorizados”.
Durante a assembleia o sindicato colheu assinaturas para entregar aos Ministérios Público e do Trabalho, juntamente com a denúncia.
O diretor do sindicato, Jorge Rodrigues em seu pronunciamento lembrou que a empresa que antecipa as férias sem pagar, não deposita o FGTS, paga rescisões incorretas, e faz o trabalhador se humilhar para receber o que é seu por direito, está sonegando um direito garantido em lei pelo trabalhador. “Enquanto os empresários recebem prêmios de
administradores do ano, o trabalhador passa necessidade”.
A empresa tem o prazo de 48 horas para resolver os problemas. Caso não ocorra um acordo a greve não está descartada.
Fonte: Sindmetal Caxias do Sul (foto: Fabíola Spiandorello)