A partir desta quinta-feira (12), acontece em São Paulo a 7ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo (Festlatino), que exibirá 75 filmes, incluindo curtas e longas-metragens.
No total, serão exibidos 75 filmes, entre títulos inéditos no Brasil e produções premiadas em festivais, todos com entrada gratuita. Além disso, serão realizadas mostras temáticas e debates com diretores e produtores. O festival irá até o dia 19 e terá a sua programação dividida nas salas do Memorial da América Latina, do Cinesesc, do Cinusp e da Cinemateca Brasileira.
A exibição do longa-metragem mexicano “Um Mundo Secreto”, de Gabriel Mariño, abrirá o festival nesta quinta-feira às 21h no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina. Entre os destaques do festival estão o longa venezuelano “O Garoto Que Mente”, de Marité Ugas, “Porfírio”, do colombiano Alejandro Landes e “O Circuito de Román”, do chileno Sebastián Brahm, todos lançados recentemente em grandes festivais internacionais.
Festlatino
O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo surgiu em 2006 por iniciativa de Fernando Leça, então presidente do Memorial da América Latina, e do cineasta João Baptista de Andrade, que ocupava na época o cargo de Secretário Estadual de Cultura.
Durante o festival acontecem duas premiações a filmes lançados recentemente: o Prêmio Itamaraty para o Cinema Sul-Americano, destinado a coproduções que envolvam pelo menos dois países da América do Sul, e o Prêmio Finaliza 2012, voltado a filmes brasileiros em fase de pós-produção, garantindo ao vencedor recursos para finalizar o projeto.
A edição deste ano contará, ainda, com a realização da Competição de Escolas de Cinema Ciba-Cilect, com curtas de instituições da Argentina, Brasil, Cuba, Equador, México e Uruguai; a mostra Fronteiras, que reúne episódios da série do canal TNT produzidos na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Porto Rico, Uruguai e Venezuela; e uma homenagem aos dez anos de Cine en Construcción, projeto franco-espanhol voltado ao apoio de novos filmes da América Latina.
Clique aqui e confira a programação completa.
Serviço
7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
12 a 19 de julho de 2012
Memorial da América Latina – Av Auro S. de Moura Andrade 664, Barra Funda
Cinesesc – Rua Augusta 2075, Cerqueira Cesar
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Mariana
Fonte: Brasil de Fato