O Dia 04 de julho é uma data especial para milhares de trabalhadores que entram cem contato diariamente com pessoas em todo o Brasil. Nessa data comemora-se o Dia do Operador de Telemarketing, profissional que atua principalmente em SACs (Serviços de Atendimento ao Cliente). A data foi instituída no ano 2000, através da aprovação de um projeto de lei do então deputado Nivaldo Santana, do PCdoB de São Paulo, e hoje vice-presidente da CTB Nacional.
Nesse segmento que vai além dos SACs, os trabalhadores(as) atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados seja de atendimento bancário a pesquisas, fazem serviços de cobrança, filantropia e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, para captar, reter ou recuperar clientes, envolvendo as Centrais de Atendimento (Call centers, Contact Centers, Help Desks, Central de Telemarketing e outras denominações similares). Em 2011 a categoria somou 1,4 milhões de trabalhadores (as) em todo o Brasil.
De acordo com a Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente) e a E-Consulting, que realizaram uma pesquisa sobre o mercado de relacionamento com o cliente, o setor é hoje o que mais contrata, sendo que de cada quatro vagas geradas pela iniciativa privada, uma delas é ocupada por agentes de atendimento.
Outro dado apontado pelo estudo é quanto à escolaridade desses profissionais: 84% possuem 2º grau completo e 16%, superior completo ou incompleto. Em média, as equipes de atendentes e/ou operadores têm idade em torno de 23 e 25 anos, variando ainda de 18 a 29 anos, com a predominância de mulheres. A justificativa para isso seria o horário flexível, a paciência para ouvir com maior atenção os variados casos, e por último, a prontidão em resolvê-los satisfatoriamente num curto espaço de tempo.
Os setores Financeiros e de Telecomunicações, são os que mais contratam os serviços de atendimento no Brasil, com 56% da demanda. Em seguida, estão Varejo, Serviços e Comércio, com 11%; Governo, com 9%; e os demais segmentos com 34%.
O Sintratel (Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing) parabeniza todos os Operadores de Telemarketing pelo seu dia, pela dedicação, paciência e também por auxiliarem todos os dias milhares de pessoas. Mas além de comemorarmos temos que fazer uma reflexão já que temos muito a conquistar: como a derrubada da lei Discriminatória “ Não Perturbe”, criada pelo Deputado Jorge Caruso (PMDB) e sancionada pelo governo José Serra, a Regulamentação do Telemarketing como Profissão e melhores condições nos locais de trabalho.
Sintratel: 20 ANOS DE LUTA
Ao longo de seus 20 anos de existência o SINTRATEL, através de muita luta, conquistou vários direitos, cumprindo suas funções e tarefas com zelo. Você, trabalhador (a), que valoriza sua profissão, não pode deixar de contribuir com mais essa luta.
Confira algumas das conquistas da categoria:
Piso salarial condizente com a realidade da nossa categoria;
• Jornada de trabalho de 36 horas semanais;
• Proibição da aplicação de banco de horas nas empresas do setor, entre outros benefícios;
• Elaboração e aprovação do Anexo II da NR17;
• Convenção Coletiva de Trabalho garantindo os direitos trabalhistas da categoria.
Fonte: Sintratel