Na tarde desta quinta-feira (28), o Sindicomerciários participou da reunião-almoço do Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social, o “Conselhão”, no restaurante Parque dos Vinhedos, em Farroupilha. Outros representantes do movimento sindical de Caxias do Sul e da região estiveram presentes, bem como da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecosul).
O governador do Estado, Tarso Genro, apresentou as ações do Governo a partir das recomendações da Câmara Temática de Desenvolvimento da Região da Serra e Arranjos Produtivos Locais, recentemente reativada. Também reafirmou o término da cobrança de pedágio na RS-122, entre os municípios de Caxias do Sul e Farroupilha. Ele assinou um documento que determina que os órgãos estaduais competentes promovam os estudos técnicos necessários para o encerramento das atividades da praça de pedágio ao término do contrato da concessão, em 2013.
O Sindicomerciários apoia o fim da cobrança de pedágios, mas também apoia outras lutas do movimento sindical. Entre elas, a implantação do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha. Guiomar Vidor, presidente da Fecosul, cobrou do governador um empenho mais efetivo do estado. “Nós vemos essa instituição como fonte de desenvolvimento e oportunidade para os trabalhadores, que muitas vezes, não possuem condições para pagar um curso superior”, ressalta.
Assessoria de Imprensa do Sindicomerciários