Os trabalhadores das metalúrgicas de Caxias do Sul e Região rejeitaram proposta da patronal de 5% de reajuste salarial. A decisão foi tomada em assembleia, realizada na manhã do sábado (23), na sede central do Sindicato, na Rua Bento Gonçalves, 1513. Cerca de 300 trabalhadores rejeitaram a proposta dos empresários que não acrescenta aos salários nada além da inflação dos últimos 12 meses.
O presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos, Leandro Velho, salientou a importância do trabalhador no desenvolvimento econômico da cidade. Algumas empresas, em 2011, incrementaram seu faturamento em até 16%. Nos primeiros meses de 2012 cresceram menos, mas ainda assim continuaram lucrando.
“Todo ano, os empresários vêm com a mesma conversa de que atravessam um momento difícil, mas passado o dissídio obrigam os trabalhadores a fazerem horas extras para dar conta da demanda, então 2012 deve ser o ano em que devemos fazer a diferença”, afirmou o presidente, conclamando os trabalhadores a estarem unidos e participarem das mobilizações que o sindicato promover a partir de segunda-feira.
Por Claiton Stumpf