Os trabalhadores da Cetesb entrarão em greve na próxima segunda-feira (4). A decisão foi tomanda na assembleia realizada dia 29 de maio, em frente à Sede da empresa, na Av. Frederico Hermann Júnior, em Pinheiros.
Até o momento a proposta da Cetesb se resume em reajuste de 4,15%(IPC-FIPE) sobre os salários com repasse aos benefícios, garantia no emprego a 90% do efetivo e manutenção das demais cláusulas, como o Plano de Assistência Médico Hospitalar, desjejum e complementação do Auxílio doença, entre outras.
O Sintaema não aceitou a garantia no emprego para 90% do efetivo, visto que pleiteia 100%, e considera a proposta geral insuficente, pois acredita que a empresa tem condições de melhorar muitos itens, inclusive na questão do reajuste salarial.
“Os trabalhadores merecem muito mais que 4,15%, é obrigação do Estado valorizar seus trabalhadores, pois eles levam saúde para a população”, disse o presidente Rene Vicente. “É lamentável chegar a este ponto, às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente”, finalizou.
Entre as principais reivindicações dos trabalhadores está o reajuste pelo índice do ICV-Dieese (5,49%), aumento real de 5%, garantia no emprego a 100% do efetivo e melhorias na Participação nos Resultados, entre outros.
A Cetesb atua no Estado de São Paulo, tem cerca de 2 mil trabalhadores e é responsável pela medição da qualidade do ar, balneabilidade das praias, fiscalização referente à contaminação no solo e vazamentos químicos, entre outros.
Fonte: Sintaema